Fotografia Feminina

Retratos Femininos

Vivemos em uma sociedade machista e patriarcal. Onde foram construídos e estabelecidos padrões que ditam e julgam o que e como é adequado ser. 


Desde como falamos, nos vestimos, escolhas que fazemos até como deve ser nossa aparência, nosso corpo, nossa sexualidade e tantos outros julgamentos.


Uma sociedade cruel... Que legitima a mulher como mulher quando ela segue determinado script. E mesmo assim, mesmo que conquistado, sempre haverá o julgamento.


"Carol, a vida é assim... Não iremos mudar nada disso!". E eu fico pensando, será que não é possível com pequenos movimentos trazermos uma consciência maior sobre isso e com sabedoria transformamos essa realidade?



Vou compartilhar algo e tenha certeza que me colocar aqui nesse texto é um ápice de vulnerabilidade... 


Sabia que eu nunca gostei de ser fotografada? Que me olhar no espelho por muitos e muitos anos era uma dor absurda. Havia muito ódio pela minha aparência e pelo meu jeito de ser. E mesmo hoje, trabalhando com a fotografia e estudando o feminino eu me vejo ainda com dificuldade de me olhar com carinho. 


Teve um dia que eu já conseguia me olhar sem tanto ódio no espelho e eu já fotografava.... Eu tinha ido fotografar uma mulher que eu vejo ela como maravilhosa de linda (corpo lindo, rosto lindo, cabelo lindo, uma pessoa de coração maravilhoso, uma profissional incrível... ) e ela abriu o coração dela compartilhando como era difícil para ela se ver e se aceitar.... Quando eu cheguei em casa, me lembro ficar refletindo e não acreditando como era possível aquele discurso. Após esse episódio, em algum dia no banho, lembro que eu me olhei no espelho e desviei o olhar e já estava no automático me julgando, foi quando eu lembrei daquela mulher linda... Eu voltei e me olhei novamente e eu comecei a olhar meu corpo e eu chorei muito e muito.


Por que eu decidi compartilhar isso aqui... Há muito julgamento, sim! Há cobrança forte para nossa aparência física, sim! Mas se for para algo mudar que comece aqui dentro, com um olhar mais gentil para si mesma.



Nem sempre eu consigo e é fácil e nesses dias a frase abaixo me ajuda e talvez te ajude a refletir também:


Em um mundo que precisa tanto de Amor, lembre-se: Olhar-se com mais Gentileza é um gestor de Amor!